dentro do pulmão

ProAC, banda trilha do mar | jul.-dez. 2020




Gestão do Edital do ProAC n°11/2019: circulação de show inédito de música.

Co-concepção e Direção de Produção do show sem público [por conta do covid-19] dentro do pulmão, no Espaço Parlapatões, São Paulo.




Release



Em seu show dentro do pulmão, a trilha do mar toca o seu recente EP Amanhecendo e single Dentro do Pulmão, além do single inédito Espaços Vagos. Os trabalhos foram lançados ao decorrer do ano 2019 e estão disponíveis nas plataformas digitais; o single Espaços Vagos seria previsto para 2021.

No palco, o repertório do EP, inicialmente gravado com voz, violão e percussão leve, é revisitado com sonoridades e arranjos apurados e conta com a presença da banda que participou da gravação do single Dentro do Pulmão: contra-baixo elétrico, percussão e violino.

Enxergam-se dois momentos distintos na trajetória da trilha do mar: a espontaneidade do EP Amanhecendo deu lugar para a densidade do single Dentro do Pulmão.

A direção artística do show segue essa progressão conceitual e cronológica, respeitando os tempos e os temas abordados nas letras. Com apoio da luz, sairemos de um universo orgânico e diurno, quase florestal, para encontrar esse lugar mais denso e profundo que reside em cada um de nós; lugar onde há de encarar com amor e coragem nossas feridas e nossos medos.

Durante o show, o poema Canção da escritora portuguesa Cecília Meireles irá ligar as faixas do EP Amanhecendo entre si. Não é questão de homenagear a poeta diretamente, mas sim de absorver e ressignificar versos que ecoam profundamente com as mensagens das canções, trazendo uma melancolia que vem pontuar a leveza das letras do EP

A trilha do mar parece soma de várias camadas sonoras. Primeiro as duas vozes das cantoras que se entrelaçam, brincam e se complementam por via de aberturas harmônicas. Segundo, os instrumentos por elas tocados - violão ou ukulele e metalofone - que durante os primeiros anos do projeto foram os únicos utilizados, deixando o resultado cru e orgânico. E por fim a terceira camada é composta pelos arranjos e as melodias propostos pelos músicos que surgiram nessa trilha. No show, é encantador ver esses elementos sendo ao poucos acrescentados.

Bon voyage, bon voyage, bon voyage.

_

Concepção da capa.
Ouça o álbum na plataforma digital da sua escolha.



Ficha técnica


Inicialmente iam ser 6 shows no litoral do Estado de São Paulo - Bertioga, Guarujá, São Sebastião, Ilha Bela, Ubatuba e Caraguatatuba. Por conta da pandemia tivemos que redirecionar o projeto para o digital. Montamos esse show sem público, com a ajuda de profissionais incríveis - maioria de mulheres - na ficha técnica a seguir. 


*músicos  

trilha do mar: Suzana Ruiz & Mathilde Rousseaux
violino: Maria Fernanda
percussões: Fernando Lima
contrabaixo: Rodrigo Borghi

*projeto

direção de produção: mútua
captação: aquarium prodz

*direção artística 

dirigido por: Apolo de Souza
direção cênica: Tatiana Vinhais
locação: Espaço Parlapatões
iluminação: Apolo de Souza
coordenador técnico do Parlapatões e operador de luz: Reynaldo Thomaz
maquiagem: Luisa Caetano

*som

gravação e mixagem de áudio: Otávio Correia e Duda Gomes

*vídeo

produtora Vênus Filmes
operadoras de câmera: Larissa Amaral, Mel Coelho, Beatriz Ataidio
assistente e logger: Bárbara Balhe
edição e finalização: Renata Pegorer

*apoios 

figurino Trilha do Mar: Atelier Jezebel
acessórios Trilha do Mar: Minco 

gravado dia 8/10 em São Paulo, Brasil.


_