a casa de jajja x pegge

tela lar | jun. 2019




Em parceria com a arquiteta Mariana Montag, mútua convidou o artista brasileiro Pegge para criar uma arte cujos benefícios poderiam ser revertidos para as necessecidades do projeto A Casa de Jajja, que ia então colocar uma campanha de financiamento coletivo no ar.


Realização do vídeo sobre Pegge e o seu processo de pintura em parceria com o diretor de filme Gabriel Cupaiolo



Clipping da assessoria de imprensa com a Folha de São Paulo via Francesca Angiolillo, repórter especial do jornal com ênfase em arquitetura e urbanismo.


O projeto A Casa de Jajja é sobre mulheres, relações de afeto e arquitetura como prática emancipadora. A iniciativa busca propor soluções inteligentes, includentes e sustentáveis para o acesso à moradia digna e auto-construída por mulheres vivendo em zonas rurais em Uganda. 

A casa piloto do projeto é a de Jajja, senhora de 75 anos e líder comunitária do vilarejo Kikajjo, localizado a 20 minutos da capital Ugandesa Kampala.


Focado no retrato da figura negra, Pegge pintou a tela Lar, inspirada na fotografia de Jajja segurando a maquete da sua futura casa, tirada por Mariana Montag em 2018 ao elaborar o projeto em Kikajjo.

Da tela nasceu uma print fine art em série limitada - produzida em parceria com o Estúdio OCA - cujos benefícios de venda financiaram cerca de um quarto da meta da campanha de financiamento coletivo.

Em julho de 2019 Mariana voltou para Uganda e ofereceu em mãos uma print emoldurada para Jajja. A casa foi construída em fevereiro de 2020 e Jajja a pendurou na parede do seu quarto novo. <3

Segue as fotos desse processo lindo. 








Por fim, segue o registro parcial do processo de construção do novo lar de Jajja entre janeiro e março de 2020 pelo olhar sensível e delicado da fotógrafa brasileira Thais Viyuela.



Mais informações sobre o projeto no site e no instagram da Casa de Jajja.

_